Três homens e um site para bebés
Os pais criam um perfil, agrupam fotografias e vídeos sobre o bebé, registam a primeira palavra, os primeiros passos, as mães trocam experiências da gravidez, e assim vão também criando uma rede de contactos de futuros amigos para os filhos. No fundo, é uma espécie de Facebook dedicado a crianças. Contudo, há uma grande diferença entre o Totspot e a maior rede social da internet: a segurança na partilha de informação. "Era importante assegurar que apenas os contactos adicionados à rede de amigos teriam acesso à informação do bebé. A privacidade é completamente garantida", diz Tiago Pinto, programador. Ou seja, ao contrário do que acontece no Facebook, os utilizadores não podem consultar perfis e fotografias alheios.
Desafio de Harvard Tudo começou no Verão de 2005, num campo de férias do Google, uma feira para jovens talentos da informática que decorre todos os anos na sede da empresa, em Silicon Valley (Califórnia). Frederico Oliveira, estudante de Engenharia Informática na altura com 22 anos, deu nas vistas e foi convidado para colaborar no lançamento do Techcrunch (www.techcrunch.com), site de tecnologia que hoje tem três milhões de leitores diários.
Frederico formou então uma empresa - a Webreakstuff - com Pedro Freitas, Tiago Pinto e outro amigo, Tiago Macedo, que abandonou mais cedo o projecto. Em 2007 chegou-lhes o primeiro grande desafio: dois recém-licenciados em Harvard pediam-lhes que desenvolvessem uma ferramenta que permitisse que os pais partilhassem informações dos seus bebés de forma segura. Assim nasceu, em Novembro de 2008, o Totspot (www.totspot.com).
"A ideia foi deles, mas todo o brainstorming foi feito em conjunto", conta Frederico. "Nenhum de nós tem filhos", acrescenta Pedro Freitas, 27 anos, programador, que contou com ajudas preciosas para criar o site: "Duas mães foram-nos aconselhando e direccionando no processo criativo."
Veja o resto da noticia aqui
Via Ionline