Gravidez, Como cuidar do seu peito
Os cuidados que deve ter durante o período de gestação
Durante a gestação ou quando há um aumento de peso significativo, os cuidados com a pele e, nesta caso concreto, com o decote e peito, devem ser redobrados, com o recurso a cremes antiestrias.
«Contudo, na gravidez, as mulheres devem usar cremes específicos para grávidas», refere Manuela Cochito, dermatologista.
«As versões normais de alguns desses produtos refimantes, antiestrias e até hidratantes contêm substâncias que não podem ser usadas durante esse período dado o risco de prejudicarem o fetop», alerta a especialista. Um dos ingredientes a evitar nesta fase é o retinol ou vitamina A.
Durante a gravidez também é importante «não engordar muito, evitando assim mais um factor que contribui para aumentar desmesuradamente o peito». «O uso de soutien também é importante, especialmente quando se faz desporto ou se verifica um crescimento brusco da mama, como acontece durante a gravidez e a amamentação, de forma a não deixar que o tecido de sustentação quebre», explica.
Por fim, deve-se ainda evitar dietas drásticas com o famoso efeito «iô-iô»: «O peito é uma das zonas do corpo onde é mais visível o efeito dessas dietas, porque fica descaído quando aumenta de volume e depois quando se emagrece assemelha-se a um saco vazio», alerta a dermatologista.
Texto: Rita Caetano com Manuela Conchita (dermatologista)