Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Um olhar sobre o Mundo

Porque há muito para ver... e claro, muito para contar

Porque há muito para ver... e claro, muito para contar

Um olhar sobre o Mundo

26
Mai10

Praias nudistas em Portugal

olhar para o mundo

Praias de nudismo em Portugal

 

Desde os 16 anos que Rui Martins não gasta dinheiro em fatos- -de-banho. Foi com essa idade que o presidente da Federação Portuguesa de Naturismo (FPN) se quis despir pela primeira vez na praia. "O meu pai, armado em mirone, levou-me à praia das Furnas quando acampámos em Vila Nova de Mil Fontes", conta Rui, que agora tem 50 anos. "Estava toda a gente nua", recorda. "A partir desse dia passei a frequentar a praia [onde o nudismo é tolerado] e nunca mais vesti calções de banho. O meu pai ficou escandalizado."

Se sempre sonhou com um bronzeado uniforme e com o dia em que não tem de esperar que o fato de banho seque, estas praias são para si. Conheça os melhores sítios onde o nudismo ainda não foi oficializado, mas poderá despir-se de preconceitos e besuntar-se de creme.

PRAIA DO BARRANCO Esta será a próxima praia oficialmente naturista em Portugal. A FPN está só à espera da aprovação do projecto. No concelho de Vila do Bispo, mais para os lados de Sagres, a praia do Barranco é uma pequena baía com pouca gente, rodeada de dunas e muito procurada por mergulhadores e artistas que querem sossego. Tem todas as condições pouco habituais nas praias naturistas: estacionamento, casa-de-banho, bar e nadador-salvador. 

PRAIA DA URSA É quase preciso tirar um curso de alpinismo para conseguir ter acesso à praia da Ursa. Depois de passar a Azóia, perto de Sintra, siga até ao Cabo da Roca e encontrará o pequeno desvio para a praia. Chama-se Ursa por causa da enorme rocha no mar, que se assemelha a um urso fêmea, dizem os locais. Depois do cansaço da descida, vai querer mesmo tirar toda a roupa que tem colada ao corpo. A praia é frequentada por nudistas atléticos - de outra forma não conseguiriam lá chegar. Dois conselhos: tenha cuidado com o mar agitado e leve muita água e comida. 

PRAIA DO ZAVIAL A praia era o segredo dos hippies alemães que a frequentavam nos anos 80. Perto de Sagres, o acesso é feito por uma estrada construída por Ernesto Mochacho, dono do único restaurante da praia. A zona de nudistas fica do lado esquerdo, junto às rochas onde se apanham mexilhões. No Verão tem nadador-salvador e é muito frequentada por surfistas. 

ILHA DA ARMONA Na Fuzeta apanhe o barco para a Ilha da Armona e, chegando à praia, caminhe 15 minutos para a direita (para oeste). No areal extenso terá dificuldade em escolher um sítio para estender a toalha: todos parecem bons e a praia tem pouca gente. É o sítio ideal para levar as crianças, já que a água é limpa, morna e sem ondas. 

PRAIA DO TONEL Ninguém o vai chatear se fizer nudismo, porque na verdade poucos a conhecem. Atenção: não a confunda com a praia com o mesmo nome em Sagres, onde não é habitual ver pessoas sem roupa. Na estrada que vai da Zambujeira do Mar até ao Cabo Sardão, vire para a Herdade do Touril. Atrás do turismo rural encontrará uma das praias mais bonitas e selvagens da Costa Alentejana. Prepare-se para uma descida acentuada agarrado a uma corda. Leve pouca carga - e pouca roupa. 

PRAIA DA FIGUEIRA Deixe o carro no parque de estacionamento desordenado junto à placa da praia na pequena povoação da Figueira, perto de Sagres. Prepare-se para caminhar 500 metros por um trilho cheio de vegetação. Vai chegar a uma praia deserta, que não seria um cenário despropositado para a série "Lost". No cimo da falésia vêem-se ruínas de uma fortificação do séc. XVI. O seu telemóvel não terá rede, mas não vai sentir saudades da civilização.

PRAIA DO MALHÃO Perto de Vila Nova de Milfontes, o Malhão é uma alternativa à praia das Furnas. Na estrada que liga a ilha do Pessegueiro a Milfontes, vire na saída a seguir ao parque de campismo. Deixe o carro no terceiro parque de estacionamento - se é isso o que chamamos a uma clareira de terra batida - e procure um trilho seguro para a praia. Cuidado com o mar, tem muitas correntes.

E agora as oficiais
Meco
É a Meca dos praticantes de nudismo. Quem se quer despir tem de caminhar a custo na areia grossa até uma placa a sul que assinala a zona. É comum ver famílias sem fato-de-banho a cobrirem-se de argila da falésia. Faz bem à pele, dizem.


Praia 19 
A menos que queira ter uma experiência promíscua nas dunas, não aconselhamos esta praia. É conhecida como uma praia gay, mas virou local de práticas sexuais em público. É o sítio na Costa da Caparica com mais exibicionistas e tarados.


Homem nu 
Para aqui chegar tem de apanhar o comboio para a praia do Barril (2 euros). No cemitério de âncoras dos tempos da pesca do atum, vire à direita e, uns metros à frente, chegará à zona de naturismo: água morna e pouca gente.


Adegas
É a única praia com direito a nadador-salvador – cortesia da Câmara de Aljezur em Agosto. No parque de estacionamento da praia de Odeceixe encontra um trilho que o leva até esta praia.
O nadador-salvador é a única pessoa com fato-de-banho.


Nus
É também conhecida como a praia do Salto, em Porto Côvo. O acesso é complicado e o melhor é usar as escadas da praia ao lado (da Cerca Nova). Tem luxos como um duche de água doce que escorre da falésia.


Alteirinhos
Colada à Zambujeira do Mar, é a única praia oficial no concelho de Odemira. Era conhecida como a praia dos hippies.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2012
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2011
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2010
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2009
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D