El Corte Inglés com descontos de 50%
Depois do sucesso do ano passado, a Black Friday do El Corte Inglés está de volta. A campanha de promoções arranca hoje às 10h e mantém-se até amanhã, com descontos até 50% em todas as áreas.
A ideia é estimular as vendas no período entre o Natal e o início oficial da época de saldos - 28 de Dezembro -, com a oferta de produtos de alta qualidade a preços excepcionalmente baixos. Na lista de descontos estão contempladas todas as secções, mas hoje, ao longo do dia, serão lançadas outras surpresas - limitadas ao stock existente e circunscritas a um curto espaço de tempo.
O El Corte Inglés foi pioneiro no mercado português com esta iniciativa, mas a ideia é importada dos EUA. Na primeira sexta- -feira da época de saldos, os comerciantes americanos apostam em promoções agressivas, que podem chegar aos 90% de desconto. Em 2008, a corrida aos preços baixos causou mesmo a morte de um funcionário da Wal-Mart, em Nova Iorque, que foi espezinhado pela multidão que invadiu a loja mal as portas se abriram.
Em Portugal não chegamos a extremos. A adesão à primeira iniciativa superou as expectativas, mas sem grande alarido. No ranking dos artigos mais vendidos estiveram "material electrónico; carteiras de pele para senhora e artigos de decoração", revelou ao i fonte oficial do El Corte Inglés.
Avançar com a iniciativa este ano representa um risco para a empresa, que, o ano passado, foi alvo de uma queixa pela União das Associações de Comércio e Serviços, que acusou o El Corte Inglés de "violar a lei dos saldos por não respeitar as datas estabelecidas por lei para lançar descontos". Mas atenção, isto não são saldos; para já, são só promoções - que os clientes agradecem.
Nelma Viana
Via Ionline